quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Teimoso como Jonas? 2


Oi amigos!

Pois é, estou em débito com os meus queridos, pois no post anterior prometi a continuação na mesma semana. É que muita coisa estava acontecendo ao mesmo tempo, rsrs, mas nada justifica.
Também tem outra questão: gosto de escrever somente quando sinto uma real inspiração.

Bom, retorne-mos à história de Jonas:

Após ser lançado fora do barco, acontece o fato mais famoso: Jonas é engolido por um grande peixe! Ali ele fica três dias e três noites. Depois disso Deus ordena que o peixe o vomite. Agora Jonas obedece a Deus e vai para Nínive, e lá prega nas ruas em voz alta aquilo que Deus ordenara: que a cidade seria destruida por conta das iniquidades do povo. A palavra penetrou no coração do rei e do povo, que com corações sinceros arrependeram-se dos erros, fizeram jejum e oração. Assim alcançaram o coração do Senhor, que por sua vez deu uma nova oportunidade àquela cidade.

Após isso acho os sentimentos de Jonas muito intrigantes. Ele fica muito chateado, diz pra Deus que não queria ir lá pregar para o povo porque sabia que Ele iria aceitar o arrependimento deles e poupar a cidade. Nossa, sinceramente, no lugar de Jonas eu ficaria super envaidecida de ter sido usada para gerar arrependimento no coração de uma cidade inteira, de ter levado a luz de Deus. Mas Jonas fica aborrecido, indignado... eu acho até um pouco engraçado. Ele pede que o Senhor tire sua vida, de tão ressentido! Que que é isso, Jonas???!!!

Deus, em sua infinita sabedoria, fez nascer uma árvore perto de onde Jonas ficará para observar o que aconteceria à cidade. Jonas logo aproveita a sombra da árvore, e fica todo feliz.
No dia seguinte Deus envia um bicho para ferir a árvore, e essa fica seca. Além disso ainda tira o vento para que o sol perturbe a paz de Jonas. Nossa, mais uma vez ele fica irado, reclama muito.
Deus pergunta para Jonas: Em apenas algumas horas se apegou tanto a uma árvore, que sequer plantou, ou regou, ou cultivou, a ponto de desejar morrer por ela ter secado (sim, ele quis morrer de novo porque a árvore secou, rs), imagine a compaixão que eu sinto por mais de 120 mil homens que são tão desprovidos de sabedoria?!

Você pode estar pensando: a Luana nada fez senão escrever um resumo do livro de Jó. É verdade. Mas pode ser que você nunca tenha tido a curiosidade, iniciativa, paciência, enfim, nunca tenha lido o livro de Jó inteiro, e se estes posts te fizeram conhecer um pouco mais essa história interessante e cheia de ensinamentos, para mim já foi muito válido.

Sabe, acho Jó um cara muito engraçado, no sentido de ser muito rabujento. Tudo o irritava e o fazia querer morrer. Pensa comigo: você ir em uma cidade, falar o que Deus te mandou e mais de 120 mil homens (fora crianças, mulheres e idosos) te escutarem, se arrependerem das coisas erradas e mudarem suas vidas para agradar a Deus. Nossa, que coisa linda, grandiosa, honrosa. Mas ele não enxergava a situação dessa forma. Ele pensava. "Vou pregar lá em vão ( ??!!??!!), Deus não vai acabar com a cidade coisa nenhuma, vai é perdoar todo mundo, e eu vou sair de bobo..."

Que nosso Senhor Deus possa ter misericórdia de nós, afastar a cegueira espiritual de nossos olhos e o egoísmo de nossos corações. Que possamos valorizar as coisas que Deus tem colocado em nossas mãos, sejam elas bençãos ou responsabilidades (que também são bençãos, pois nos dão a oportunidade de servir ao nosso Senhor). Que tenhamos bons ouvidos para ouvir a voz e compreender as vontades de Deus em nossas vidas.

E você? O que pode tirar de interessante da história de Jonas?

Fico por aqui.

Como sempre: Bjus da loira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário